IMG-20180207-WA0095

INTEGRANTES DA CÂMARA BRASIL ÁFRICA E FGV REALIZAM REUNIÃO COM EMBAIXADOR DA ARÁBIA SAUDITA

Arábia Saudita

A delegação brasileira encontrou-se com o embaixador da Arábia Saudita Hisham S. Alquatani com a intenção de dialogar sobre assuntos de interesses para ambos os Estados. Durante a reunião foi discutido sobre o Fundo Nacala, entrega da carta convite para a Feira de Gado 2018, Fábrica de Amônia e a viagem da delegação brasileira a Arábia Saudita.

IMG-20180207-WA0092
A reunião iniciou com o presidente da Câmara Brasil África senhor Sinfrônio entregando oficialmente ao embaixador a carta convite escrita pelo prefeito de Uberaba Paulo Piau o convidando a participar da Expozebu. O embaixador, por sua vez, se mostrou bastante interessado e deixou claro que, no que depender dele, ele irá.
Ainda na carta, o prefeito pediu ao embaixador que apresente a Planta de Amônia a investidores árabes, o embaixador lembrou das boas relações que os governos mantem e que hoje 22% da Minerva foi adquirido por investidores sauditas, o senhor Sinfrônio o convidou para visitar a fábrica e fazer uma palestra para os uberabenses nos dias que ele estiver na cidade.
Logo após, o senhor Sinfrônio se comprometeu a escrever uma carta em parceria com a Fundação Getúlio Vargas explicando o potencial da cooperação triangular entre Brasil, Arábia Saudita e o Sudão, no que tange, a plantação de culturas agrícolas diversas.
O diretor Cléber Guarany fez eloquente apresentação sobre o Fundo Nacala e demonstrou com gráficos como foram realizados todos os estudos em Moçambique, e destacou por muitas vezes a tremenda estrutura logística que possui o país, além do solo tropical idêntico ao do Brasil. O embaixador ficou entusiasmado com a precisão e o trabalho realizado pela FGV e demostrou interesse de continuar as conversas.

IMG-20180208-WA0038
Por fim, ficou programado que o Itamaraty mais a Casa Civil deverão escrever uma carta oficial a embaixada falando sobre o projeto, essa carta irá para a Arábia Saudita e abrirá as portas para receber a delegação brasileira. O embaixador sugeriu que os brasileiros explorem as boas relações que os dois Ministros da Agricultura possuem, ter a ajuda do embaixador brasileiro no país devido a sua larga experiência com as instituições locais, a se reunir com o diretor do banco islâmico que tem bastante autoridade em assuntos relacionados a África e se reunir com o setor privado do país que a delegação certamente terá sucesso em sua missão.
Enfim, mais uma reunião com resultados satisfatórios, logo mais um soco dado na fome e um basta na pobreza.

Data: 07/02/2018
Local: Embaixada da Arábia Saudita
Delegação árabe
Embaixador Hisham S. ALQUATANI
Intérprete: Abdou
Câmara Brasil – África de Agricultura, Pecuária e Tecnologia
Presidente: Sinfrônio Silva Júnior
Assessor Internacional: Marcelo Machado da Silva Júnior
Fundação Getúlio Vargas
Coordenador de Projetos Internacionais/África da Fundação Getúlio Vargas
Cléber Lima Guarany

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *